Carros para PCD: o que são e quem tem direito?

carros para pcd - T-Cross

Você sabia que nem todos os carros precisam ter pagos todos os seus tributos e impostos? Para auxiliar e ajudar as pessoas que possuem alguma limitação física ou mental, os carros PCD (veículos para pessoas com deficiência) estão aqui com algumas condições para torná-los mais acessíveis à população. Este trâmite já é existente há mais de 20 anos no Brasil, só que só em 2018 que este benefício foi estendido aos familiares, visto que algumas PCD precisam do carro, porém não podem conduzir.

O que são carros para PCD?

Os carros para PCD envolvem uma série de características que os colocam em uma condição especial. E engana-se quem acha que os carros são exclusivos para PCD: os carros podem ser vendidos também para quem precisa conduzir o carro para alguma pessoa que se enquadre dentro das limitações específicas e comprovadas. 

Quem tem direito à carros para PCD?

Basicamente, são divididos em 4 grupos que podem comprar carros para PCD:

  • pessoas com deficiência visual – neste caso, pessoas que comprovadamente tem limitação na visão com acuidade igual ou menor que 20/200 (Tabela Snellen) no melhor olho, após correção, com campo visual inferior à 20º nas duas situações;
  • deficiência intelectual – pessoas que comprovadamente possuem funcionamento intelectual inferior à média nacional, com manifestação anterior aos 18 anos de idade e que comprometa duas ou mais áreas de habilidade adaptativas;
  • autistas – pessoas que comprovadamente possuem autismo;
  • deficientes físicos – pessoas que possuem comprometimento parcial ou total de algum segmento do corpo humano, acarretando limitações e/ou ausência de execuções de funções físicas básicas.

Você pode checar aqui a lista de doenças/limitações que dão isenção de imposto na compra de automóveis zero km.

Argo possui versão PCD

Carros para deficientes não condutores

De todos os condutores não deficientes, apenas os que precisam conduzir carros para PCD podem comprá-los, comprovando a necessidade através de documentação.

Isenção de impostos em carros para PCD – como funciona?

O benefício de isenção funciona na seguinte forma:

Para deficiente condutor: o veículo é isento de IPI, IOF, ICMS, IPVA e, se houver, não participa de rodízio municipal (em caso de deficiência física). O IOF é exclusivo para os condutores.

Para deficiente não condutor: isenção do IPI, ICMS, e também do rodízio municipal (aqui entram mais categorias de deficiência como as físicas, visuais, intelectuais e o autismo).

Lembrando que para conseguir a isenção total dos impostos, em casos de compra de carros para PCD zero km, o cliente deverá escolher um automóvel de até R$70.000,00 (incluindo os tributos), com fabricação nacional ou Mercosul.

E se o carro zero km escolhido ultrapassar de R$70.000,00?

Nesse caso, o comprador não pagará apenas o IPI, mantendo o pagamento de todos os outros impostos (IOF, ICMS, por exemplo) e, ainda assim, terá direito de ficar livre de participação de rodízios e poderá usar as vagas especiais destinadas às PCD.

Qual a diferença dos normais para o carros para PCD?

Os veículos para pessoas com deficiência vem com adaptações que tornam o carro mais prático e fácil de se usar como: melhorias nos pedais, cambios automáticos inteligentes, sistema de espelhos integrado ao painel, iluminação diferenciada, alavancas de comando para agregar funções. Depende muito do tipo de deficiência e do modelo do carro, mas muitos se mostram excelentes escolhas, que tornam a direção mais segura e confiável.

O mercado de carros para PCD

Segundo a Abridef (Associação Brasileira da Indústria, Comércio e Serviços de Tecnologia Assistiva), no primeiro semestre de 2019 foram vendidas mais de 170 mil unidades de carros para PCD no Brasil, significando um aumento de 30% se comparado ao mesmo período no ano anterior. cliente deixa de pagar apenas o IPI, sem limite de preço do veículo. 

Como curiosidade, o mercado de carros para PCD correspondem à 40% das vendas de SUV no Brasil, segundo a associação.

Quais modelos de carros para PCD mais indicados?

Difícil apontar os mais indicados, no entanto podemos falar de alguns modelos que vem chamando atenção neste mercado como:

  • VW T-Cross;
  • Nissan Creta;
  • Hyunday Creta;
  • Tracker PCD;
  • Ford EcoSport;
  • Renault Captur;
  • Citröen C4 Cactus.
  • Cobalt;
  • Argo.
Cobalt também tem versão PCD

Onde posso comprar um carro para PCD?

Você pode, claro, comprar carros para PCD nas concessionárias automotivas, tirando a versão zero km de fábrica. No entanto, você pode encontrar boas oportunidades e negócios aqui no SóCarrão. Neste link aqui você encontra a versão filtrada com todas as ofertas de carros para PCD que temos em nosso estoque. Acesse, entre em contato e compre seu carro para PCD.

No SóCarrão você pode encontrar o carro que tanto procura. Acesse agora mesmo e confira!

Dúvidas? Mande nos comentários que logo responderemos!

Deixe uma resposta