Significado das bandeiras na Fórmula 1: entenda tudo!

Sem dúvida alguma, a Fórmula 1 (também chamada de F1 ou, em inglês, Formule One), é o esporte automotivo mais famoso e com mais sucesso no mundo todo.

Nomes de equipes como as grandiosas Ferrari, McLaren, Mercedes, ou mesmo as históricas Lótus, Alpha Tauri e Alfa Romeo são algumas que ficaram marcadas na história. Mas claro que, para serem grandes equipes, precisavam de ótimos pilotos. Nomes como Juan-Manuel Fangio, Jim, Clark, Nigel Mansel, Michael Schumacher, Lewis Hamilton e Mika Häkkinen são alguns dos nomes que despontaram ao longo da história deste esporte. Não podemos esquecer dos brasileiros que provaram que também são ótimos neste esporte como Nelson Piquet, Rubens Barrichello, Emerson Fittipaldi e, claro, o nosso eterno Ayrton Senna. 

Quem aqui não se emocionou com esta vitória do nosso maior ídolo neste esporte, Ayrton Senna, eternizada na voz do locutor Galvão Bueno no GP do Brasil em 1993? Se você não era nascido, ou não acompanhava F1 ainda, vale a pena ver o vídeo abaixo e algumas corridas do maior brasileiro de todos os tempos na Fórmula 1.

Por ser um esporte de corrida, a adrenalina tende a ser sempre alta e atrair a atenção dos espectadores mas, para os apaixonados por carros, cada corrida é um evento à parte e mexe muito com o emocional. Ouvir os roncos dos motores de 6 cilindros em ”V”, os treinos abertos, as disputas pela pole position (competição para distribuir a ordem de largada entre os corredores), as ultrapassagens são alguns dos micromomentos mais esperados pelos fãs deste esporte que capta a atenção de milhares de fãs pelo mundo todo.

Apesar de existir desde 1950, há muitos pequenos detalhes que os fãs da Fórmula 1 não conhecem e a Revista SóCarrão, como um veículo expert no mundo das 4 rodas, traz hoje para você um mini-guia sobre uma das coisas mais intrigantes e interessantes da Fórmula 1: qual o significado das bandeiras na Fórmula 1 e qual a importância de cada uma delas?

Você sabia que temos 10 bandeiras diferentes que indicam condições e situações que os pilotos precisam estar atentos na corrida? Esta é uma forma dos organizadores dos eventos de corrida automotiva se comunicarem imparcialmente, neutros quanto ao resultado, com os competidores, para que eles entendam que algo diferente precisa de certa atenção e/ou cuidado.

Vamos então falar do significado das bandeiras da Fórmula 1?

Bandeira quadriculada em preto e branco

Esta sem dúvida alguma é a mais conhecida. Ela passa ao competidor que a corrida terminou, que não há mais voltas a serem dadas no circuito em disputa. É o principal objetivo dos pilotos, principalmente aqueles que estão brigando pelas primeiras posições e querem vencer. No vídeo acima, da vitória de Senna no Brasil em 1993, podemos ver esta bandeira.

Bandeira azul

A bandeira azul geralmente é apresentada aos conhecidos ”carros retardatários”, que são dos competidores que estão há uma ou mais voltas atrás dos outros concorrentes. A bandeira azul vem para indicar ao piloto que ele é um retardatário e está mais lento que os carros que estão vindo atrás dele no trecho de pista. Ao olhar a bandeira azul, o piloto avisado precisa facilitar a ultrapassagem dos carros mais velozes e que estão na frente dele (em número de voltas) na competição.

Neste vídeo, em inglês, a Fórmula 1 explica detalhadamente o uso da bandeira azul.

Bandeira amarela

Para alertar sobre alguma eventualidade que impede a sequência normal da corrida, os organizadores levantam a bandeira amarela, onde os carros precisam reduzir suas velocidades e não devem realizar ultrapassagens. Há alguns casos onde duas bandeiras são sinalizadas para os corredores, indicando para que eles se preparem para parar o carro a qualquer momento sinalizado. É muito comum vermos carros, ao serem sinalizados com bandeira amarela, ficarem ”dançando” de um lado para o outro nas pistas quando são avisados de bandeira amarela e o significado disso é muito simples: manterem seus pneus aquecidos, onde eles tem um contato e atrito mais com o chão, tornando curvas e ultrapassagens mais seguras.

Bandeira vermelha

Esta é uma das bandeiras que todos ficamos sempre na torcida que não apareça nas corridas. A bandeira vermelha na Fórmula 1 significa que algum carro acidentado está dentro da pista de corrida, podendo ocasionar mais acidentes, e a corrida está paralisada. Pode acontecer também da bandeira vermelha ser sinalizada quando a condição meteorológica não permitir a continuidade da corrida em segurança, como em casos de tempestades com furacões ou nevascas de grande volume, que colocam as vidas dos pilotos em risco.

Neste vídeo podemos ver a bandeira vermelha hasteada após um acidente ocorrido com o piloto Nico Rosberg, em 2016 no circuito da Áustria.

Bandeira metade preta e branca

Esta é uma bandeira de advertência por conta da conduta do piloto. Caso ele tenha desrespeitado alguma norma ou regra da corrida, a bandeira com metades preta e branca é hasteada juntamente do número do carro do piloto que infringiu o regulamento, indicando uma advertência e que ele deve ficar atento.

Bandeira preta

Bandeira preta? Alguém desrespeitou o regulamento de forma grave ou não deu atenção à advertência da bandeira preta e branca. Neste caso, a bandeira preta hasteada junto do número do carro do piloto indica que ele deve se dirigir aos boxes na primeira oportunidade que acontecer para cumprir punição de tempo, pit stop ou mesmo está desclassificado do circuito vigente.

Bandeira listrada em vermelho e amarelo

Mais uma bandeira de advertência, mas apenas para deixar os pilotos cientes para tomarem cuidados com a pista, que pode estar molhada de água ou escorregadia devido aquaplanagem (poças de água que podem acontecer derrapagens e perda de controle da direção), ou mesmo por possivelmente estar com óleo, dando margem à acidentes.

Bandeira verde

Aqui é apenas para sinalizar que o perigo ou alerta da bandeira anterior já foi resolvido e, a partir do ponto onde a bandeira está sendo hasteada, os corredores podem seguir normalmente na competição buscando as primeiras posições.

Bandeira preta com laranja

Neste caso, esta bandeira (que é hasteado juntamente com o número de algum carro) está indicando que ele possui algum problema mecânico aparente e que necessita parar nos boxes o quanto antes, geralmente na primeira oportunidade de entrada que ele tiver.

Bandeira branca

A bandeira branca é hasteada quando há a existência de carros lentos e externos à competição dentro da pista, como guinchos ou safety cars.

E você? Já conhecia cada um dos significados das bandeiras na F1? Agora que você já sabe, com certeza vai acompanhar a F1 com outros olhos e vai entender muito mais sobre os motivos das interferências das bandeiras nas corridas. No vídeo abaixo, do canal Boteco F1, temos a história do safety car na F1 muito bem explicado.

Mas hoje nós queremos saber de você qual o momento mais marcante que já acompanhou na F1! Use os comentários para nos dizer!

Um abraço da equipe SóCarrão.com !

Obs.: todas as imagens usadas neste post são de propriedade da FIA (Federation Internatinale De L’Automobile.

Deixe uma resposta