Como financiar uma moto?

Está pensando em investir numa moto e precisa saber como financiar uma moto? Muito bem, é para esta finalidade que a Revista SóCarrão escreveu este artigo: pra você entender todo o passo-a-passo e saber tudo o que precisa nessa modalidade de compra. 

Ao adquirir um veículo, entendemos que este é um passo de liberdade e de libertação dos meios de transporte público, por exemplo, ou mesmo um investimento para quem precisa de um trabalho e agora passa a cogitar trabalhar com aplicativos de entrega. Independente do motivo, é necessário entender como funciona o esquema de financiamento para não correr riscos, certo? Então continue lendo e, qualquer dúvida, envie um comentário para nós.

O que é um financiamento?

Provavelmente você já deve ter ouvido a seguinte frase: ”vou financiar um carro” ou mesmo ”comprei uma casa no financiamento”, mas o que de fato é essa modalidade?

Sendo bem simplista, financiamento é uma compra onde, por não ter condições de comprar o bem à vista, um terceiro ”paga” à vista e cobra do comprador parceladamente com juros pré-definidos em acordo. É uma espécie de empréstimo com pagamento à longo prazo e que quase sempre tem juros. Nesse caso, os juros são a correção monetária do dinheiro pago à vista pelo bem somado ao lucro de quem o cedeu, certo? 

Também conhecido como CDC (Crédito Direto ao Consumidor), o financiamento pode pagar o valor integral do bem, ou parcialmente. Isto é, há possibilidade de você ter financiamento integral (100%) ou parcial, dependendo de quanto você pagar de entrada pelo bem desejado.

Agora vamos ver abaixo como financiar uma moto.

Como financiar uma moto – passo a passo

  1. Quem pode financiar uma moto?
  2. Quais tipos de financiamento existem?
  3. O que é preciso para financiar uma moto?
  4. Onde posso financiar uma moto?
  5. Que moto posso financiar?

Quem pode financiar uma moto?

Esta sempre é uma dúvida comum de quem não sabe como financiar uma moto. Sendo bem diretos, qualquer pessoa, física ou jurídica, podem financiar motos. Isto porque ela é um bem de uso comum e corriqueiro, tanto para lazer quanto para trabalho, então não há restrições quanto quem pode, ou não, comprar. No entanto, alguns pré-requisitos são necessários na hora do financiamento de uma moto. Por exemplo, como os bancos, ou outros financiadores, precisam de garantias de que as parcelas serão pagas. Por isso eles vão checar o histórico do CPF (Cadastro de Pessoas Físicas), perguntar sobre bens em seu nome, se há contatos que afirmem que te conhecem, entre outras informações que eles possam a vir solicitar.

Quais tipos de financiamento existem?

Basicamente, existem 3 tipos de modalidade no financiamento: o CDC, que é o mais comum e que já falamos, o leasing e o consórcio. 

O CDC é o Crédito Direto ao Consumidor, que já comentamos anteriormente, é o mais comum, onde o comprador paga ao financiador em parcelas mensais com juros.

O leasing é quando a empresa financiadora compra em seu nome a moto e só passa para o nome do comprador após todas as parcelas pagas.

O consórcio é a modalidade onde você paga parcelas mensais por uma carta de crédito e, ao contemplá-la, você pode comprar sua moto.

O que é preciso para financiar uma moto?

Primeiramente, analise se você pode ter alguns problemas de percurso na hora do financiamento como:

  • Cadastro de Pessoa Física: bancos ou instituições financeiras que realizam financiamentos vão checar o seu CPF para ver se você está em dia, ou negativado. Se estiver em dia, depende apenas do seu score estar em alta para ter mais chances de conseguir a aprovação do financiamento. É importante que você não esteja negativado e tenha um bom histórico com seu CPF.
  • Dinheiro de reserva – prepare-se financeiramente, pois você estará assumindo uma dívida alta e longa, dependendo de quanto financiar e de quantas parcelas optar;
  • Entrada – antes de financiar, tente guardar um pouco de dinheiro para dar de entrada na hora de financiar uma moto. Isso vai te ajudar a diminuir não apenas o valor da parcela, como também a quantidade delas.

Onde posso financiar uma moto?

Bem, isso é fácil. Você pode checar isso diretamente com as lojas e/ou revendas onde está escolhendo a sua moto. Ao ver como financiar uma moto, você saberá quais são as financeiras ou bancos que podem realizar este procedimento para você. Então, sempre cheque com o seu vendedor como e onde o financiamento pode ser realizado, inclusive sobre as modalidades.

Que moto posso financiar?

Agora que você viu como financiar uma moto, chegou a hora mais ”difícil”: escolher o modelo que deseja ter! 

Se você é mais clássico e old school, que tal investir numa custom Harley Davidson?

Se você é mais trail e gosta de fazer trilhas, que tal pegar uma Honda CRF 250X ou uma Yamaha TTR-125?

Mas se você é mais urban sport pode investir numa MT-03 sem medo!

Há vários modelos e estilos de moto, vai muito do seu objetivo e do seu gosto. Que tal dar uma olhadinha na categoria de motos do SóCarrão?

Esperamos ter ajudado! Conte sempre com o SóCarrão

Deixe uma resposta