Quando trocar os pneus do carro?

Muitas vezes, por ser uma coisa bem corriqueira e habitual para todos os condutores de automóvel no Brasil, algumas vezes esquecemos coisas básicas do nosso carro ou moto, mas que podem trazer alguns prejuízos ou, ainda pior, causar acidentes sérios. O pneu é um destes pontos e hoje vamos falar um pouco sobre isso.

Você sabe quando trocar os pneus do carro? Não? Continue lendo que vamos explicar certinho para você.

Quando trocar os pneus – entendendo os porquês

Os pneus, assim como todas as peças do carro, sofrem desgaste, claro. O ponto que pegamos aqui é que, justamente eles, são peças extremamente importantes e que não impactam apenas no desgaste, mas também em outras coisas do veículo como a segurança, o rendimento e o impacto dele em outras peças. Como assim? Bem, um carro nada mais é que uma ferramenta, uma máquina muito grande que nos leva para cima e para baixo, certo? Se ele é uma grande máquina, em sua lógica, temos diversas peças trabalhando sincronizadas para executar determinada função e, no caso do carro ou moto, trafegar pelas ruas e estradas. Uma peça influencia diretamente na outra, correto? E se uma peça está com problemas, você não concorda que ela vai forçar outras e impactar no rendimento e entrega do resultado final? Pois então, essa é uma forma lógica da gente explicar o porquê das coisas.

Pneus – coisas que precisamos saber:

Você consegue reconhecer as marcações e instruções que podemos retirar apenas olhando a lateral do pneu? Vamos lá então.

Geralmente, você verá marcações padronizadas em todos os fabricantes de pneus, independente de marca, no seguinte formato:

185/70R14 90T

Vamos aos significados:

A primeira parte, onde diz 185 é o número, em mm, da altura do sulco do pneu, para sabermos e termos noção do quando de carga um pneu pode ter, já que o sulco é o que auxilia na tração, ajuda no balanceamento do vácuo e também controla questões como aquaplanagem.

A segunda informação é, onde temos o 70, indica a largura do sulco do pneu, ou seja, nesse caso ele possui 1,85mm de altura por 70 mm de largura.

Seguindo, temos o R14 que nada mais é que a indicação do radial, o tamanho do raio do ideal da roda para este pneu medida em polegadas. Neste caso, uma roda 14 polegadas.

A última informação, mas não menos importante, é a indicação de quanta carga que este pneu suporta em toneladas, nesse caso 90.

No entanto, você verá uma infinidade de pneus com tamanhos, radiais, sulcos, capacidade de carga extremamente diferentes, pois varia muito do tamanho, tipo e funcionalidade designada para o carro, correto?

Normalmente, há outras informações na lateral do pneu como a data de validade dele, por exemplo (sim, pneus também tem data de validade e garantia!).

Rodízio de pneus – o primeiro alerta antes da troca

Já ouviu a expressão “fazer rodízio dos pneus”? Se você tem um carro, nunca ouviu ou nunca fez o famoso rodízio, talvez seja hora de analisar isso e fazer. 

O rodízio de pneus é uma forma de trabalhar com a geometria e balanceamento dos carros (motos não possuem rodízio). 

Rodízio de pneus é quando, de acordo com a kilometragem indicada, fazemos um jogo de trocar o pneu dianteiro direito com o traseiro esquerdo e o dianteiro esquerdo com o traseiro direito. Assim, os sentidos de tracionamento e desgaste são alternados, alterados e o pneu ainda pode ser utilizado por mais tempo, aproveitando toda sua vida útil. 

O ideal é você ver com o fabricante dos seus pneus qual a kilometragem indicada. Outro aviso que deixamos é que cheque se os seus pneus não possuem apenas um sentido de rodagem, de tracionamento. Neste caso, estes pneus são projetados para terem aproveitamento e vida útil rodando apenas em um sentido.

Sabendo quando trocar os pneus

Ok, agora você está pensando em trocar os pneus, certo? Mas você sabe quando é a hora de certa de realizar esta atividade? Fique aqui com a gente, continue lendo que, além de explicamos quando é a hora certa de fazermos essa substituição, vamos mostrar um vídeo que dá uma dica de ouro, uma curiosidade que pode ajudar você a tomar a decisão da troca de pneus.

Vamos falar primeiramente pela visão jurídica, pelas leis nacionais de trânsito (é importante sabermos isso). De acordo com o CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito), a altura mínima dos sulcos dos pneus precisa ser de 1,6mm (unidade milímitros). Ah, sulcos são aqueles vãos, aqueles desenhos que estão nos pneus, certo? A profundidade ou altura deles deve ser no mínimo de 1,6mm. Abaixo disso, podemos considerar que, além da troca dos pneus ser mais do que necessária, o carro está andando de forma irregular nas estradas e vias urbanas.

Como saber quando trocar pneus?

Agora que você já sabe toda a parte técnica sobre os pneus, está pronto para saber quando é a hora correta de realizar a substituição dos seus pneus?  Então, para isso, A Revista SóCarrão traz o parceiro César Urnhani para mostrar para vocês uma dica muito fácil e simples que vai ensinar a vocês quando trocar os pneus. O vídeo é curtinho, cerca de 2min, mas traz uma informação que pouquíssimas pessoas sabem pois é uma coisa tão simples que nunca vamos esquecer. Vamos ao vídeo:

Simples, não é? Nesse momento você já sabe todas as informações técnicas sobre pneus e aprendeu uma curiosidade muito simples que vai te auxiliar a saber quando trocar os pneus do seu carro.

Para estas e outras dicas, clique nos links abaixo, sigam nossos perfis oficiais e nosso canal no YouTube:

Um abraço e até a próxima!

Deixe uma resposta