Inspeção e cuidados com o carro – Dicas importantes!

Alguma vez na sua vida como condutor/motorista você já ouvir sobre inspeção e cuidados com o carro? É importante termos algumas coisas em mente sempre quando pensamos no nosso veículo e, principalmente, na nossa segurança, afinal quanto mais bem cuidado o nosso carro, menos chances de imprevistos e/ou acidentes acontecerem, certo?

Pensando nisso, no post de hoje, a Revista SóCarrão e o especialista César Urnhani trazem para você algumas dicas e conselhos sobre inspeção e cuidados com o carro.

Continue lendo e saiba um pouco mais dos porquês e o que analisar quando fizerem inspeção e cuidados com o carro.

Por que devemos ter cuidados com o carro?

Muito se engana quem pensa que inspeção e cuidados com o carro é apenas por conta da economia com manutenção que se pode ter. Os cuidados com o carro vão muito, mas muito além da economia financeira. Poupar dinheiro é bom, não é? Mas a segurança vem sempre em primeiro lugar. Realizar constantemente a inspeção veicular, seja com revisões ou manutenções constantes, é uma forma de sabermos o status atual do veículo e nos prepararmos para possíveis substituições de peças, por exemplo. Quanto mais sabermos do nosso carro:

  • mais seguros estaremos;
  • mais preparado para imprevistos seremos;
  • menos gastaremos com manutenções inesperadas.

Ou seja, não baseie a inspeção e os cuidados com o carro apenas pela quilometragem já rodada com ele, ou mesmo pela idade do veículo. Isso é um erro grave e deve ser evitado sempre. Cuidados com o carro devem ser feitos com regularidade e sempre com especialistas.

Assista ao vídeo abaixo, onde nosso parceiro César Urnhani compartilha algumas dicas muito importantes quanto aos cuidados com o carro!

Inspeção e cuidados com o carro – a troca de óleo

Antes de falar sobre trocar o óleo, você sabe para que ele serve no carro?

O óleo serve para lubrificar as partes mecânicas do motor, principalmente peças como pistões e engrenagens, que ficam o tempo todo em contato e atrito e fazem com que o motor funcione perfeitamente. 

Há vários óleos e fluídos, específicos para cada tipo de função como o óleo para motor, para freios, para direção (em alguns casos). A troca deles é regular e deve sempre ser feita com produtos conhecidos, de qualidade e por especialistas, caso você não domine a arte da troca de óleo.

Velas de ignição

Vamos falar rapidamente o que são e para que servem as velas de ignição?

As velas de ignição são as peças responsáveis por gerarem as faíscas dentro da caixa (ou câmara) de combustão, queimando e explodindo o combustível, gerando uma força motriz que empurra o pistão para baixo e, simplificando toda a orquestra, dando a partida no veículo. Ou seja, elas dão o start para que o carro ligue quando giramos a chave.

Geralmente, o indicado é que as velas de ignição sejam trocadas a cada 10.000 quilômetros, no entanto esse valor pode variar de veículo para veículo. O ideal mesmo é você ler o seu manual de proprietário do carro e ver qual a indicação da fabricante para saber quando é necessário realizar essa troca. 

Caso você saiba encontrar as velas de ignição no seu veículo e saiba manuseá-las, uma forma muito simples de saber se elas estão no fim da vida útil é analisar se ela está amarelada. Se ela estiver cinza ou marrom, pode ser que já tenha encerrado seu ciclo de funcionamento, necessitando a substituição.

Discos e pastilhas de freio

Aqui temos dois itens imprescindíveis para nossa segurança. Se você está pesquisando e lendo sobre inspeção e cuidados com o carro, é obrigatório dar uma boa atenção a essa questão, afinal são peças que dizem muito sobre a nossa segurança enquanto condutores e pedestres, correto?

Sempre que sentir ruídos, ou anomalias no seu freio, leve seu carro a uma oficina e peça para fazer a verificação de discos e pastilhas, para entender o que pode estar acontecendo e prevenir que algo grave aconteça.

Nós também temos um conteúdo que fala quando trocar os pneus do carro também!

Há vários itens que necessitam de cuidados especiais, portanto faça inspeção no seu carro regularmente através de revisões e tenha muitos cuidados com ele, afinal ele é seu meio de transporte e/ou de trabalho, não é?

Conte com o SóCarrão e com nossos conteúdos para sempre estar por dentro do mundo automotivo!

Deixe uma resposta