Como conectar o celular ao carro?

Não sabe ou tem dificuldade em conectar o seu celular no carro? Sem problemas. A Revista SóCarrão está aqui hoje para te ajudar nessa missão que parece ser complicada em alguns momentos. Então fique aqui, continue lendo e veja como tudo funciona.

Como conectar o celular ao carro

Quantas vezes entramos no carro e pensamos “vou colocar o Spotify pra tocar alguma música enquanto dirijo ao meu trabalho”, ou mesmo “vou colocar a rota no mapa para que eu faça o caminho mais rápido”? Várias vezes, não? Só que, em alguns momentos, é possível que tenhamos dificuldades em plugar o nosso smartphone ao sistema do carro, ou mesmo de rastreá-lo, impossibilitando a conexão e causando um certo desconforto na hora de fazer o que estávamos esperando realizar.

Sempre tentamos utilizar a vantagem da tecnologia junto ao nosso veículo para que tornemos mais prática, eficiente e segura a nossa condução. É pra isso que ao longo dos anos as montadoras vem inovando e trazendo cada vez mais add-ons nos carros, principalmente quando o assunto é conectividade. 

Antes podíamos apenas carregar o nosso celular no carro usando um adaptador conectado ao (quase) extinto acendedor de cigarros, que era um item de fábrica. Com a evolução dos veículos, conectar o celular no carro se tornou algo usando um cabo. Atualmente, com todos os avanços tecnológicos até então, podemos apenas entrar no carro que eles já se encontram através do bluetooth e realizam as ações que queremos ou podemos fazer enquanto dirigimos: ouvir músicas, ver mapas e rotas, analisar o andamento do motor, entre outras funções.

O problema é que algumas vezes os carros, ou os sistemas deles, não encontram nosso dispositivos, ou o oposto: nosso celular não reconhece o bluetooth do veículo e ficamos de mãos atadas e, dependendo da personalidade do condutor, até irritado pode ficar.

Como parear o celular ao carro

O nosso colega César Urnhani fala no vídeo abaixo como podemos realizar a conectividade em nossos carros que possuem sistema medianav ou mesmo bluetooth.

No entanto, também vamos falar abaixo mais formas que você pode saber como conectar seu celular no carro.

  1. Regra Geral

Vamos chamar de regra geral o passo a passo que se aplica a todos os veículos que possuem conectividade via cabo E bluetooth

Passo 1 – ative a conectividade no seu celular, caso seja preciso;

Passo 2 – plugue seu cabo USB à entrada respectiva no veículo;

Passo 3 – analise as mensagens na tela e aceite o pareamento (conexão).

Fazendo estes 3 passos, você estará autorizando o seu veículo a conectar todas as mídias do seu smartphone com o sistema de conectividade medianav ou bluetooth.

  1. Caso o carro possua Android Auto

Alguns veículos possuem o sistema operacional Android Auto, como nos casos dos HB20 2020, por exemplo. O sistema de navegação interna deles e smart intelligence é totalmente baseado na linguagem e no sistema operacional do Android, de propriedade do Google. Com isso, torna super prático e fácil de atrelar sua conta Google ao seu veículo e ter acesso às mídias que você quer ou precisa acessar para ajudar na sua condução ou torná-la ainda mais agradável.

Usando o Android Auto você tem algumas disponibilidades bem bacanas caso seu smartphone também seja Android como:

  • navegação com Google Maps mais apurada;
  • aplicativos de música como Spotify ou Deezer;
  • Realizar ligações ou enviar sms com o modo “ditado”;
  • utilizar o assistente do Google.

Importante avisar: para ter acesso a todas as funcionalidades do Android Auto você precisa sempre deixar seu smartphone atualizado com a última versão disponível do sistema operacional.

“Ah, mas eu uso iOS, então não posso usar o Android Auto? Poder, pode. Só não terá todas as funcionalidades de quem tem Android. Isto porquê a Apple trabalha sempre com seu código fechado, impossibilitando a conexão de alguns serviços, prezando muito pela segurança dos usuários e também pela usabilidade dos iPhones, enquanto os Android trabalham com código aberto e comunitário.

Esperamos ter ajudado! Caso você tenha problemas ainda com a conexão do seu smartphone com o carro, comenta aqui e diz pra gente o que acontece! Vai que podemos ajudar mais ainda?

Até mais!

Deixe uma resposta