Não sabe ou tem dificuldade em conectar o seu celular no carro? Sem problemas. A Revista SóCarrão está aqui hoje para te ajudar nessa missão que parece ser complicada em alguns momentos. Então fique aqui, continue lendo e veja como tudo funciona.

Quantas vezes entramos no carro e pensamos “vou colocar o Spotify pra tocar alguma música enquanto dirijo ao meu trabalho”, ou mesmo “vou colocar a rota no mapa para que eu faça o caminho mais rápido”? Várias vezes, não? Só que, em alguns momentos, é possível que tenhamos dificuldades em plugar o nosso smartphone ao sistema do carro, ou mesmo de rastreá-lo, impossibilitando a conexão e causando um certo desconforto na hora de fazer o que estávamos esperando realizar.
Sempre tentamos utilizar a vantagem da tecnologia junto ao nosso veículo para que tornemos mais prática, eficiente e segura a nossa condução. É pra isso que ao longo dos anos as montadoras vem inovando e trazendo cada vez mais add-ons nos carros, principalmente quando o assunto é conectividade.
Antes podíamos apenas carregar o nosso celular no carro usando um adaptador conectado ao (quase) extinto acendedor de cigarros, que era um item de fábrica. Com a evolução dos veículos, conectar o celular no carro se tornou algo usando um cabo. Atualmente, com todos os avanços tecnológicos até então, podemos apenas entrar no carro que eles já se encontram através do bluetooth e realizam as ações que queremos ou podemos fazer enquanto dirigimos: ouvir músicas, ver mapas e rotas, analisar o andamento do motor, entre outras funções.
O problema é que algumas vezes os carros, ou os sistemas deles, não encontram nosso dispositivos, ou o oposto: nosso celular não reconhece o bluetooth do veículo e ficamos de mãos atadas e, dependendo da personalidade do condutor, até irritado pode ficar.

O nosso colega César Urnhani fala no vídeo abaixo como podemos realizar a conectividade em nossos carros que possuem sistema medianav ou mesmo bluetooth.
No entanto, também vamos falar abaixo mais formas que você pode saber como conectar seu celular no carro.
- Regra Geral
Vamos chamar de regra geral o passo a passo que se aplica a todos os veículos que possuem conectividade via cabo E bluetooth.
Passo 1 – ative a conectividade no seu celular, caso seja preciso;
Passo 2 – plugue seu cabo USB à entrada respectiva no veículo;
Passo 3 – analise as mensagens na tela e aceite o pareamento (conexão).
Fazendo estes 3 passos, você estará autorizando o seu veículo a conectar todas as mídias do seu smartphone com o sistema de conectividade medianav ou bluetooth.
- Caso o carro possua Android Auto
Alguns veículos possuem o sistema operacional Android Auto, como nos casos dos HB20 2020, por exemplo. O sistema de navegação interna deles e smart intelligence é totalmente baseado na linguagem e no sistema operacional do Android, de propriedade do Google. Com isso, torna super prático e fácil de atrelar sua conta Google ao seu veículo e ter acesso às mídias que você quer ou precisa acessar para ajudar na sua condução ou torná-la ainda mais agradável.
Usando o Android Auto você tem algumas disponibilidades bem bacanas caso seu smartphone também seja Android como:
- navegação com Google Maps mais apurada;
- aplicativos de música como Spotify ou Deezer;
- Realizar ligações ou enviar sms com o modo “ditado”;
- utilizar o assistente do Google.
Importante avisar: para ter acesso a todas as funcionalidades do Android Auto você precisa sempre deixar seu smartphone atualizado com a última versão disponível do sistema operacional.
“Ah, mas eu uso iOS, então não posso usar o Android Auto? Poder, pode. Só não terá todas as funcionalidades de quem tem Android. Isto porquê a Apple trabalha sempre com seu código fechado, impossibilitando a conexão de alguns serviços, prezando muito pela segurança dos usuários e também pela usabilidade dos iPhones, enquanto os Android trabalham com código aberto e comunitário.
Esperamos ter ajudado! Caso você tenha problemas ainda com a conexão do seu smartphone com o carro, comenta aqui e diz pra gente o que acontece! Vai que podemos ajudar mais ainda?
Até mais!