Quando devo trocar o óleo do motor?

Uma das dúvidas que todo condutor tem, mas que algumas vezes deixamos passar, é sobre quando trocar o óleo do motor. Pode parecer simples mas, quando deixamos de olhar o adesivo colado no nosso parabrisa, acabamos deixando os prazos passarem e colocamos o nosso motor em risco, já que o óleo é um fator essencial para o funcionamento dele. Tempos atrás, aqui mesmo na Revista SóCarrão, falamos sobre quando devemos trocar o filtro de óleo, que é uma peça de grande importância também para o funcionamento da nossa máquina. Continue lendo e entenda mais sobre isso.

Para que serve o óleo do motor?

Estamos falando nesse texto sobre quando devemos trocar o óleo do motor mas às vezes nem sabemos para o que ele serve. Primeiramente, temos que entender que o óleo do motor do carro é a de lubrificar todas as partes internas do motor, fazendo com que as forças de atrito sejam prevenidas e também que seja evitado o desgaste excessivo das partes metálicas. Além disso, ele também executa uma função de “controle de temperatura”, por assim dizer, fazendo com que o calor dentro do motor seja controlado, agindo como um agente de vedação durante a combustão e execução de performance do veículo.

Dentro do motor ainda há o filtro de óleo, que é importante falarmos rapidinho sobre ele. Parafraseando um pedaço do artigo do link acima, o filtro de óleo também precisa ser trocado, assim como os demais filtros do veículo. O mais indicado pelos especialistas é que o filtro do óleo seja trocado sempre que você trocar o óleo do motor e o motivo é muito simples: o óleo lubrificante acaba acumulando sujeiras que poderão fixar no propulsor. Estas sujeiras são os aditivos detergentes presentes no óleo. Com o filtro de óleo podemos evitar que ao menos as partículas maiores fiquem no motor do carro. Para que o filtro possa cumprir bem o seu papel é preciso que este seja trocado sempre que o óleo do motor for substituído, assim o filtro estará sempre pronto para reter as partículas e ajudar a preservar o propulsor do veículo. 

Os tipos de óleo de motor

Bem, parece simples responder sobre quantos tipos de óleo existem, mas acontece que eles são variados e diversificados, tendo cada modelo para tipos exclusivos de motores e até mesmo de carros. 

Começamos analisando pela nomenclatura usada nos tipos diferentes de óleos de veículos como, por exemplo o 5W-30. O numeral que vem antes, juntamente da letra W significa a viscosidade do produto à baixas temperaturas, quando o motor está em repouso, desligado (podemos associar o W à Winter, que é inverno em inglês). Já o segundo numeral indica qual é a viscosidade do produto quando o motor atinge a marca dos 100ºC, em movimento e ligado.

Para saber qual é o tipo de óleo mais adequado para o seu carro, basta você olhar no seu manual do proprietário, que vem com o seu veículo, ou mesmo acessar o site da fabricante, analisar o modelo e ver qual é o indicado para a sua máquina.

Quando devo realizar a troca então?

Agora sim vamos falar quando devemos trocar o óleo do motor do nosso carro. 

Em média, e dependendo muito do veículo que você possui, o ideal é que o óleo seja trocado a cada 10 mil quilometros rodados ou 12 meses, sempre analisando o que vencer primeiro. A ideia aqui é que, de acordo com essa rodagem, o veículo tenha acumulado partículas de sujeira e também que a viscosidade do óleo não seja tão útil ao motor de acordo com o que já fora rodado anteriormente. Usualmente, quando se troca o óleo, os profissionais responsáveis colam um adesivo no seu parabrisa, como comentamos no início do texto, indicando quando é indicado que seja realizada a próxima troca de óleo. 

quando trocar o oleo do motor

Alguns veículos possuem indicadores automáticos que mostram que está na hora de trocar o óleo, seja uma notificação de painel ou uma luz acesa nele também, basta olhar abaixo ou ao lado do velocímetro para ver.

O nosso parceiro Cesar Urnhani fala nesse vídeo algumas dicas sobre óleo do carro que podemos aprender.

E aí, o que achou? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão para nossa equipe!

Abraço da equipe SóCarrão!

Deixe uma resposta