REVISTA

Dicas para seu veículo e notícias do mundo do automobilismo

Fusão entre Fiat e Peugeot dá origem à Stellantis

É isto mesmo que você está lendo: a francesa Peugeot se unirá através de uma fusão com a italiana Fiat e juntas se tornarão a quarta maior potência entre os fabricantes automotivos. Nomeada de Stellantis, a nova marca estará avaliada em US$52 bilhões, ficando atrás apenas da Toyota, Volkswagen e o conglomerado Renault-Nissan-Mitsubishi.

De acordo com informações das assessorias de imprensa de ambas as marcas, que agora se tornam uma, cada uma das empresas terão 50% das ações para dividir entre os seus acionistas. Ainda com a mesma fonte de informações, espera-se que a nova montadora trabalhe com uma sinergia de 80% ao habitual de ambas, fazendo com que os custos sejam reduzidos em cerca de 2,8 bilhões de Euros já no primeiro ano. 

Fiat e Peugeot se fundem e formam Stellantis

Entre as propostas desta fusão é a da economia entre as duas marcas a partir do compartilhamento de informações, estudos, tecnologias, muito focada no quanto elas ja tem de dados sobre direção autonoma, eletrificação e hibridização de veículos. A ideia é justamente trazer não apenas uma fusão de marcas, mas também de ideias de sustentabilidade, eficiência e tecnologia de ponta para competir entre o famoso Big Five das grandes montadoras.

Neste momento, a fusão conta com 14 marcas divididas entre as duas grandes montadoras Fiat e Peugeot. Do lado da PSA (Peugeot-Citröen Automobiles) temos a Peugeot, Citröen, DS Automobiles, Opel, Vuaxhall e Free2Move Lease. Do lado da FCA (Fiat Chrysler Automobiles), temos Abarth, Alfa Romeo, Chrysler, Dodge, Fiat, Fiat Professional, Jeep, Lancia, Maserati, Mopar, Ram e SRT. Agora, todas elas fazem parte de um único grupo chamado Stellantis.

As ações da Stellantis estão listadas em algumas bolsas de valores mais famosas do mundo como Nova York, Milão e Paris.

O que virá pela frente, ainda não sabemos. Mas tudo indica que o mercado automotivo tem tudo para crescer e se tornar ainda mais competitivo do que já é.

Nós do SóCarrão vamos ficar ligado e trazer todas as informações para você saber o que rola no mundo das 4 rodas!

Abraço da equipe SóCarrão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *