REVISTA

Dicas para seu veículo e notícias do mundo do automobilismo

Como fazer a transferência de veículos?

Vai vender seu carro, ou moto, e quer saber como transferência de veículos? Continue a leitura porque a Revista Só Carrão trouxe hoje um conteúdo muito interessante para te auxiliar e ajudar a fazer todos os trâmites necessários, não esquecer nada e, o mais importante, não cair em golpes.

Primeiramente, vamos entender o que é a transferência de veículos. Este procedimento nada mais é que a alteração do registro da propriedade de um veículo, ou seja, a alteração do dono e responsável pelo automotor. Para isso, envolve uma nova emissão de vários documentos referentes ao veículo como o Certificado de Registro do Veículo (CRV) e o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV). Como dados importantes são alterados na transferência, faz-se necessária uma nova emissão destes dois documentos.

Muita gente se confunde, ou mesmo adia fazer a transferência de veículos achando que este processo é moroso, trabalhoso ou complicado. Mas nós da Revista SóCarrão, como experts em carros e tudo que envolve este universo, estamos aqui hoje para mostrar para você que isso não é um bicho de sete cabeças. Confira abaixo!

Quais os documentos necessários para fazer a transferência de veículos?

Alguns documentos são, além de suma importância, obrigatórios na hora de transferir veículos. Separamos a lista comum e que possui os documentos como um checklist para você separar e não esquecer:

  • original e cópia autenticada da sua CNH (Carteira Nacional de Habilitação);
  • cópias dos comprovantes de residência dos últimos 3 meses em nome do comprador ou de parente de primeiro grau;
  • 2 cópias do formulário do RENAVAM (Registro Nacional de Veículo Automotor);
  • comprovantes de que não há débitos do veículo em questão com seu RENAVAM;
  • original e cópia do CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos), junto com comprovantes de pagamentos do IPVA (Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores);
  • CRV (Certificado de Registro do Veículo) preenchido pelo proprietário anterior, com firmas reconhecidas entre as partes vendedora e compradora;
  • número do chassi do veículo decalcado, com 2 cópias tiradas em eiquetas localizadas atrás do formulário do RENAVAM.

Pode ser que no seu estado exijam outros documentos mas, no entanto, estes são os padrões normais que se pedem. Por via das dúvidas, acesse o site do seu DETRAN (Departamento de Trânsito) do seu estado para checar se são apenas estes mesmos.

Onde fazer a transferência de veículos?

Essa é uma das partes mais simples. Tudo vai começar no cartório, onde você vai reunir todos os documentos que precisam de cópias autenticadas e/ou reconhecimento de firma. Ah, aqui vamos considerar que está tudo certo com o veículo (sem multas ou pendências). Aqui vale lembrar também que, a partir da data assinada no CRV, o vendedor tem até 30 dias para informar ao Detran do seu estado que o veículo fora vendido, para finalizar esse processo.

Tendo a parte de cartórios resolvida, você precisará marcar a vistoria do veículo, geralmente realizada num estabelecimento credenciado pelo Detran do seu estado. Nesse ponto, lembramos que se você não tem tempo de realizar essa parte, pode reunir toda a documentação, deixar na mão de um despachante para ele realizar todo o processo para você (mas alertamos que há uma taxa cobrada pelo profissional para realizar todo o processo e você deve verificar isso com ele antes).

Realizando todo esse trâmite, vai faltar apenas pagar as taxas de transferência, devidas ao seu Detran, e que variam de estado para estado.

Com a vistoria realizada, documentação assinada e entregue e comunicado ao Detran, todo o trâmite está realizado e aí é questão de tempo para que o órgão de trânsito responsável atualize sua base de dados e o novo comprador receba a nova documentação com o seu nome como proprietário do veículo.

Aproveitando o tema, que tal comprar um carro ou moto e testar os passos de transferência de veículo? 😉 Acesse agora mesmo o SóCarrão e veja todas as nossas ofertas!

Quaisquer dúvidas, deixe um comentário que logo responderemos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *