Rodízio de pneus: quando e como fazer

Já ouviu falar de rodízio de pneus? Sabe quando e como fazê-lo? Os pneus talvez sejam a peça e parte mais acionada nos carros, até porque mesmo com ele desligado, segue “acionado”. Por isso, alguns cuidados como a troca de pneus, é bem importante porque esta parte do carro influencia diretamente no desempenho do veículo e, acima de tudo, com a segurança do condutor.

É por alguns destes motivos que a Revista SóCarrão vem trazer este artigo para te explicar não apenas como, mas os porquês de fazer o rodízio de pneus em nossos carros.

Rodízio de pneus: o que é?

O rodízio de pneus nada mais é que a substituição dos pneus do eixo traseiro (parte de trás) pelos do dianteiro (parte da frente). Sendo assim, conseguimos fazer com que o gasto e o desgaste dos lados do pneu sejam feitos de forma mais próxima do igualitário possível. Assim, os pneus não chegarão aos “fios de metal” (ou ficar careca) mais rapidamente durante sua vida útil.

Por que eu devo fazer o rodízio de pneus?

Se não realizarmos o rodízio de pneus, o desgaste deles será uniforme e eles ,uito possivelmente ficarão carecas mais rápido. Além de ficarem lisos, colocando a vida dos condutores e passageiros em risco, você também pode ser multado se eles não estiverem com as medidas mínimas de profundidade de sulcos que CTB impõe (mínimo de 1,6mm).

Quando eu sei que preciso realizar o rodízio de pneus do meu carro?

Essa é uma pergunta polêmica. Algumas pessoas falam que, com a evolução da tecnologia dos pneus, não é mais necessário realizar o rodízio, porque os pneus já vem com especificações que permitem o desgaste uniforme dele. No entanto, há outros especialistas que indicam fazê-lo, mesmo que o carro seja relativamente novo, pois não são todos os veículos que possuem as mesma rotinas e trajetos. A kilometragem para realizar o rodízio de pneus varia muito do tipo de carro, de pneu e/ou do fabricante. Mas, em média, aconselha-se fazer o rodízio de pneus entre 5.000 Km e 10.000 Km rodados desde a última vez que a atividade aconteceu.

Como faço o rodízio de pneus?

Agora temos algumas especificações que variam do tipo de pneu e tipo de tração.

Primeiramente, vamos falar de tipos de pneu.

Se o pneu for unidirecional, vamos manter os mesmos lados deles, alternando apenas dianteira por traseira.

Se ele for do tipo normal, veja abaixo como devemos proceder.

Agora, vamos falar dos carros por tipo de tração:

  • tração dianteira: mesmo esquema como se eles fossem unidirecionais, alternando apenas dianteira por traseira, sem cruzar os pneus.
  • tração traseira: vamos fazer o rodízio em “x”, onde o pneu dianteiro esquerdo vai para a traseira direita e o pneu dianteiro direito vai para a traseira esquerda.
  • tração 4×4: deve ser feito sempre em “x”, como os veículos de tração traseira (exceto se forem unidirecionais).

Esperamos ter ajudado e mostrado um pouco mais sobre uma atividade tão importante para quem cuida bem de seu carro.

Dúvidas? Comenta aí embaixo que logo responderemos!

Abraço da equipe SóCarrão!

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