Cuidado ao escolher seu seguro automotivo

Depois de comprar um veículo, uma das principais atitudes a tomar é contratar um seguro automotivo, ação que garante maior proteção ao seu patrimônio e mais tranquilidade a você. 

No entanto, escolher o melhor seguro para o carro não é das tarefas mais simples, já que existem centenas de seguradoras e de corretores pelo país, e para não ter dor de cabeça, é importantíssimo analisar bem os planos e as condições oferecidas antes de assinar qualquer contrato. 

Para você estar mais preparado para escolher o melhor seguro automotivo, nós listamos abaixo sete pontos que merecem sua atenção na hora de contratar um seguro auto. Confira!

1. Escolha um corretor cadastrado na SUSEP

O primeiro passo para evitar futuras dores de cabeça com a contratação do seguro automotivo é ter cuidado ao escolher um corretor. 

Para ter certeza de que está tratando com um profissional confiável, verifique se o corretor com quem tem mantido contato está cadastrado na SUSEP (Superintendência de Seguros Privados), órgão ligado ao Ministério da Justiça, responsável pela fiscalização e regulamentação do setor. 

2. Pesquise planos de seguro automotivo em várias seguradoras

As seguradoras possuem suas próprias tabelas de preço e planos com diferentes coberturas, por isso é importante pedir para ver propostas de diversas operadoras, para poder comparar condições, benefícios e valores, e escolher o seguro auto que melhor se adequar às suas necessidades e ao seu perfil. 

3. Conheça bem a seguradora escolhida

Escolhido o plano que você acredita ser o que mais atende às suas necessidades, reserve um tempo para pesquisar sobre a seguradora que o oferece, conhecer sua história, sua reputação no mercado e, o que é essencial, saber se ela está cadastrada na SUSEP. 

4. Confira o valor da franquia

A franquia é o valor que você terá de pagar à seguradora caso precise acionar o seguro, seja por roubo ou batida. Esse é um dado bastante importante e você deve pedir que seja bem especificado na proposta de seguro. 

5. Observe com atenção o item “Exclusão” do contrato

Esse item da proposta determina o que o contrato do seguro que você está adquirindo não cobre e merece muita atenção, pois não observá-lo pode causar muita dor de cabeça no futuro. 

Se ao ler esse trecho da proposta de seguro você perceber que ficará sem alguma cobertura que considera importante, fale com seu corretor e tente negociar, ele pode conseguir um plano que atenda melhor às suas necessidades. 

6. Leia com atenção a apólice de seguro automotivo antes de assiná-la

A Apólice de Seguro é o documento que especifica todos os seus direitos e deveres como segurado e, por isso, deve ser lida com toda a atenção. E caso você encontre algum ponto que cause dúvida ou confusão, não hesite em esclarecê-lo com seu corretor.

7. Exija uma cópia do contrato de seguro automotivo

Em posse de uma cópia do contrato de seguro automotivo você pode comprovar o que acordou com a seguradora e consegue tirar dúvidas sempre que desejar. 

Agora que você já sabe o que deve observar antes de contratar um seguro automotivo, já está mais preparado para contratar o seu! Caso ainda não tenha escolhido seu carro, acesse o classificados de veículos SóCarrão, com certeza temos o modelo que você procura!

Deixe uma resposta